2008/02/12

Enquanto o Amor For Maior. 1ª Edição

Eu queria uma brecha para editar um livro de poesias, mas como parecia dificil. Eu não conhecia as pessoas certas, tudo parecia remoto. As minhas poesias não eram perfeitas, mas havia um lado emotivo querendo editá-las. Quem não gostaria de editar um livro quando escrito? Foram passos incansaveis... e uma tentativa fadigável. ... e eu insistindo. Conheci o dono de uma gráfica, atraves do movimento que eu fazia parte (Movimento politico - PARTH), e ele topou fazer a edição. A minha tia me deu 50% do valor; e a segunda parte ficou para eu quitar após a edição. Na verdade foi sorte, o homem confiar em mim, já que a unica garantia que eu dei foi a minha palavra.

O lançamento foi noticiado na Tribuna do Ceará, aconteceu no Estoril, na praia de Iracema, em Fortaleza, com a presença de aproximadamente 150 pessoas. Entre elas a ex prefeita de Fortaleza, Maria Luiza Menezes Fontenelle; Marly Vasconcelos, poetisa; a artista plastico, Martha Phebo; Carmelita Fontenele, tambem artista plastico; a ativista e na época vereadora Rosa da Fonseca. E mais pessoas que estavam presentes tambem do meio cultural literário. Tres meses depois, eu quitei a divida com a grafica. Nesta noite, aconteceu o meu batismo na vida literária, eu fui publicado nos jornais. Parece pouco, mas para mim, esta noite deve ser rememorada e comemorada com champanhe. Eu consegui!

Faz dez anos, e quando as coisas começam a acontecer na vida da gente, não é facil a percepção de onde se pode ou não chegar. É claro que alguns fatos contribuem para que essa continuidade possa ou não acontecer. Então, poder comemorar dez anos é realmente um privilégio. Um momento impar na vida de uma pessoa. Eu tentei seguir um projeto... e em termos realizar 60% dele até aqui. Acredito que a minha determinação ajudou muito, mas ela não foi auto suficiente. Ninguem consegue fazer nada sozinho. Outras notas menores foram publicadas no Diário do Nordeste e na Tribuna do Ceará. Sobre o lançamento do livro em Martinópole, a noite de autógrafo aconteceu com a cidade adormecida, mas tudo foi de ultima hora: os convites, a divulgação, enfim, faltou produção nesse sentido. Foi um momento de ansiedade onde eu queria ganhar o mund todo em uma fração de segundos. E bem sabemos que as coisas não são assim.