2008/02/29

Quimeras de Teatro é Arrasado no I Festival de Esquetes de Fortaleza

Chegava 1997, grandes expectativas para o teatro. O Centro Dragão do Mar (ou a Rede Globo cearense?) trazia e prometia uma carreira promissora para seus futuros atores e diretores. Houve todo um vislumbramento. Tinha gente que achava que chegaria na Rede Globo em tempo recorde. Muita gente se achou importante, abandonou seus grupos, cursos, montagens, para apostar nessa babilônia maravilhsa. Outros viraram a cara para os próprios colegas. O sucesso (!) inflamando pobreza de espirito e financeira.
Em abril, se realizava o I FESTFOR ( Festival de Esquetes deFortaleza), promovido pelo Teatro da Praia sob a coordenação de Eddy Ferreira e Carri Costa. O Grupo Quimeras de Teatro se inscreveu e obteve classificação. Era uma boa oportunidade para fazer o seu batismo, e mais uma vez o texto sofre alterações. O tempo determinado para as apresentações era de vinte minutos.
Dia 04 de abril, a estréia, o teatro lotado. As especulações sobre o nudismo do ator eram muitas, coisas da província. Um dos atores (eu Antônio Marcelo) estaria em cena nú frontal. O público aplaudiu; e o juri torceu o nariz. A Comissão Julgadora foi intolerante, agressiva e principalmente desinteressada. Ela se omitiu em fazer o debater; uma jurada eufórica gritava que aquilo tinha sido a coisa mais imoral que tinha visto em toda sua vida... Um outro levantou-se para fumar; um outro sentiu uma forte dor de cabeça repentina, um outro achou ambiente quente e foi tomar um pouco de ar. Entre a Comissã, uma jornalista fez seus comentários e foi coerente ao apontar os erros e acertos. A jurada eufórica bateu boca com gente que estava na platéia:
- A senhora faz teatro? Eu pergunto porque não sou daqui.
- Faço, sou professora de um dos cursos daqui.
-Meus pêsames, Ceará! Disse o rapaz.
O senhor do juri que sentiu dor de cabeça, pediu a moiçola estérica que se calasse. Durante a discursão o elenco manteve-se em silêncio absoluto. Não revidou. Da platéia foi dito que a comissão, principalmente a moiçola, estava desrespeitando o grupo. E que o minimo que os atores mereciam era respeito e que o juri se omitiu a cumprir seu papel. "Erros aconteceram como sempre acontecem, mas eles mereciam ser julgados" - insistia o rapaz da platéia.