2012/01/01

A PENUMBRA DE NIX. Estréia em Fortaleza

FOTOS DE THIAGO ANASTÁCIO

UMA PEÇA ESPÍRITA.

“Uma peça sobre o amor. Onde tudo já foi dito, mas não dissemos tudo”. -
Antônio Marcelo.


A PENUMBRA DE NIX
Sobre a peça Esta peça é de uma estrema sensibilidade e aborda o amor. Fala de um amor que nem céus e terras são capazes de enfraquecê-lo. Toda segunda feira em um lugar inusitado há um
encontro entre duas vidas ou em sua só vida. Jadson, no cemitério, sempre espera antes do sol se pôr, uma visita que demarca sua estada no plano terreno. E junto de sua alma gêmea, ele vivencia
toda a beleza do afeto. Há entre eles a dialética da poesia que parece ser tecida na mais apurada das inspirações. É um espetáculo sensível, demarcado pela inocência que os personagens possuem.

O amor nutrido pelos personagens vem de muitas existências. A ligação entre ambos é simbolizada pelos anjos. E o amor acontece, sem se impor. Ele apenas se importa com o bem estar do outro. É um espetáculo capaz de fazer a platéia voltar em busca de sua inocência perdida. Ou seria esquecida? A peça retrata a realidade de quem não se perdeu ou a irrealidade da fantasia amorosa que se agiganta sempre que os anjos se encontram. O cenário da trama poderia ser surrealista, as criaturas poderiam ser irreais. Paola poderia representar muito bem o mal. Paola seria na trama amorosa, uma serpente a rondar o paraíso. Seria aquela que jogaria a mácula do pecado em Jadson? Mas a nobreza do amor, o impede de cair em tentação. Paola, em um cenário favorável, em um lugar frio tenta seduzir Jadson. Ela aproveita-se da ausência do ser que Jadson ama. Eles medem força, e Paola se retira estrategicamente promovendo uma tragédia em sua vida. Paola despenca no abismo, numa noite escura e de frio. Mas será que ela se jogou ou foi jogada?

Ou ainda uma terceira alternativa. Ela não poderia ter escorregado? O fato é instigante, mas ninguém sabe o que de fato aconteceu. As personagens não se preocupam em explicar qualquer coisa. Elas são intensas e possuem musicalidade composta por elas mesmas. No contexto é falado sobre um Deus maior, sobre deuses, tolerância. A Grécia, antiga serve como inspiração. O diálogo que flui entre mãe e filho deixa isso bem claro.

Há um questionamento, e a peça traz em sua temática abertamente o fabuloso e instigante universo do espiritismo. E assim o enredo envereda pelo saber da crença que nunca morre e nunca seca. Se há amor, ele é grifado no tom amoroso e no dialógo primoroso que brotam em duas vidas.

Em sua narrativa inicial a peça já nasce puramente filosófica. Quando Iso, repete o que já bem distante ouvia: - A vida continua.

Uma luz parece conduzir o enrendado fio que tece claramente o dia e não deixa ele findar quando se anuncia a noite. A temática que se aborda no espetáculo é realmente iluminada. Há um sopro de luz, há um sopro de vida que tem como intuito voluntário mexer lá dentro de nossa consciência. Pode até ser que seja meramente o efeito do acender de uma lamparina em nosso sentido... aqui sentido.

Mas aqui na sensível peça de teatro, há e cabe perfeitamente os dois amores. Eles constroem o imenso laço que não tem como ser rompido ainda que outras dimensões sensórias e carnais sejam capazes de romper a milenar passagem que eles naturalmente podem atravessar sem risco algum. Seus olhos são faróis e conseguem iluminar até mesmo a escuridão de erebo... Eles com o mesmo prazer que anoitecem, amanhecem. Não há condição entre eles. Houve um encontro nascido onde ninguém foi capacitado a esclarecer. Nem a palavra e nem a lógica explicam o que movem duas almas quando elas saboreiam a força do encontro. Personagens da criação do mundo como o ponto, como Gea, como elementos naturais e nascidos também da sabedoria dos deuses são citados nesse espetáculo como fonte de inspiração. Ou como uma lógica poderia se iniciar a
explicação que não tem o porquê de ser. Uma pairagem flui e flui com cor e essa cor tem o som e a luz da claridade. O caos, no inicio a tudo engolia, mas dentro da desordem havia duas forças em busca de uma só forma... e assim se construiu a composição de anjos tão leves e despretensiosos que não carregam dardos... e sim uma áurea de luz que pode ser visitada, mas nunca desvendada nA PENUMBRA DE NIX.

SINOPSE

Toda segunda feira, Iso (Antônio Marcelo) leva flores a sepultura da pessoa amada. A partir disso dois planos se encaixam e se confundem.... Terras e Céus. O amor entre eles vai além de uma esfera imaginária. Há um imenso ponto de luz que faz transcender quando ambos se encontram sempre antes do sol se pôr. Mesmo após Jadson (Levi Adonai) desencarnar, eles permanecem cuidando um do outro. Iso ainda vive o desequilíbrio terreno ocasionado pela morte de seu amado e um mistério que não foi desvendado envolvendo o suicidio de Paola (Kátia Camila). Diante do túmulo, Iso vive e conta e emociona ao narrar a beleza herdada do amor. Jadson amou Iso de tão forma que não se desliga do universo a qual ele não pertence mais. A mãe de Iso com seu imenso e tolerante amor está sempre a apoiá-lo na certeza que sua função é deixar seu filho bem.
O ELENCO

Antonio Marcelo:

Atuações Anteriores:
Sem Licença para Amar, Victória Capuleto, Eu Sou Antes, Eu sou Quase, Eu Sou Nunca,Canapum e Capunet, No Escurinho do Cinema, Amigos Para Sempre, Amores Marginais.

Kátia Camila:

Atuações Anteriores:
O Currículo de Kátia Camila é extenso. Uma das estrelas do Grupo Balaio onde desenvolveu trabalhos primorosos. Consta em sua galeria de personagens obras como: Senhorita Júlia, O Beijo no Asfalto, A Donzela Desprezada, Os Saltimbancos, A bela Adormecida, A mente Capta( Este pela Comedia Cearense), Coisas de Rei, Édipo Rei, Seis Personagens em Busca de um Autor, Um Inimigo do Povo, Chapeuzinho Vermelho, O Rapto das cebolinhas, O Auto da Compadecida.

Levi Adonai:

Atuações Anteriores:
O Conto do Vigário e Uma Noite Quase Vazia


Ficha
técnica:

Texto – Antônio Marcelo
Figurinos – Uma pesquisa de Antônio Marcelo baseado nos originais de Ricardo Almeida
Confecção de figurino - Rita
Adereços - Elenco
Cenário - Antonio Marcelo
Maquiagem - Quimeras
Fotografia - Thiago Anastácio

Projetor de Slides: Emidio Tavares
Iluminação - Elienai Vigon
Projeto gráfico Cartaz – Ivens Ranor
Sonoplastia Marcos Fábio e O Grupo Gente que Pensa
Direção de cena - Elenco
Produção -Quimeras
Assessoria de Imprensa - Jornalista Alexandre Lima
Direção antonio Marcelo e elenco
Direção geral Antônio Marcelo
Serviço: sábados de janeiro as 18
horas
Ingresso: 5,00 e 10,00.
Duração: 1:10 minutos
Classificação: 16 anos.
Contato: 87 10 94 34 (Antonio
Marcelo) ou Alexandre Lima
Onde: teatro Jose de Alencar (anexo Morro do Ouro)
Lugares: 90.


O ELENCO

Antonio Marcelo. Atuaçoes Anteriores:
Sem
Licença para Amar, Victória Capuleto, Eu Sou Antes, Eu sou Quase, Eu Sou Nunca,
Canapum e Capunet, No Escurinho do
Cinema, Amigos Para Sempre, Amores Marginais.


Kátia Camila: atuação anterior
O Currículo de Kátia Camila é
extenso. Uma das estrelas do Grupo Balaio onde desenvolveu trabalhos
primorosos. Consta em sua galeria de personagens obras como: Senhorita Júlia, O
Beijo no Asfalto, A Donzela Desprezada, Os Saltimbancos, A bela Adormecida, A
mente Capta( Este pela Comedia Cearense), Coisas de Rei, Édipo Rei, Seis
Personagens em Busca de um Autor, Um
Inimigo do Povo, Chapeuzinho Vermelho, O Rapto das cebolinhas, O Auto da Compadecida.

Levi Adonai: Atuações Anteriores
O Conto do Vigário e Uma Noite
Quase Vazia


Ficha
técnica:

Texto – Antônio Marcelo
Figurinos – Uma pesquisa de Antônio
Marcelo baseado nos originais de Ricardo Almeida
Confecção de figurino - Rita
Adereços Bibi Mesquita
Cenário Antonio Marcelo
Maquiagem Quimeras
Fotografia: Thiago Anastácio
Iluminação - Antonio Marcelo
Projeto gráfico
Cartaz – Ivens Ranor
Sonoplastia Grupo
Contra regragem -
Direção de cena - Elenco
Produção Quimeras
Assessoria de Imprensa ; Jornalista
Alexandre Lima
Direção antonio Marcelo e elenco
Direção geral Antônio Marcelo
Serviço: sábados de janeiro as 18
horas
Ingresso: 5,00 e 10,00.
Duração: 1:10 minutos
Classificação: 16 anos.
Contato: 87 10 94 43 (Antonio
Marcelo) ou Alexandre Lima
Onde:
teatro Jose de Alencar (anexo Morro do Ouro)
Lugares:
90.