2008/03/03

Eu, Antõnio Marcelo, Fui o Mais Ovacionado, Não Tenho Pudor em Dizer

"Para mim, a única coisa que interessava era saber se o espetáculo era bom, se era ruim, se os atores deram ou não conta do recado, e isso não se soube. Não fomos ao festival ouvir sermão, muitos menos aprender virtudes em uma aula de catecismo. A discussão deveria ter sido sobre teatro, mas a jurada preferiu dar uma aula de educacão moral e cívica. O interessante é que as pessoas que nos defendiam não tinham nenhum vinculo com o grupo. Eram todos anônimos. Os outors grupos que participaram da mesma noite forma soldários a nós, e nos bastidors comentavam a atitude dessa senhora. (Onze anos se passaram, e hoje eu ainda me questiono sobre aquela euforia, aquela discurso moralista e não teatral para com a gente) Quando saiu o juri popular nosso espétaculo atingiu a penultima classificação."
Quando Antônio Marcelo Marcelo subiu no palco para receber seu certificado de participação no festival foi ovacionado, incontestávelmente. Naquela noite nenhum dos participantes fora tanto aplaudido quanto ele. "Depois, eu fui cumprimentar o juri, e a senhora estérica me virou a cara."
- Eu disse que essa tua merda não ia dar em nada. Eu estou fora." - Disse Daniel Costa.
Eu fiquei surpresa, a vivência de um grupo é muito dificil. a arrogância das pessoas tem atrapalhado muito o teatro. Nem sempre o elenco está disposto a compreender fatos como este. e foi embora o ator. Pensava ele que iria ser lider de um grupo no teatro cearense, mas pensando agora em que resposta dá-lo, eu diria que ele não conseguiu ser nem uma sigla vazia, muito menos um nome na última pagina do teatro. Antes de atitudes como esta, as pessoas poderiam analisar o texto, a proposta da montagem. Mas não, preferem usar meios arrogantes, fazer uso direto da prepotência e assim feri as pessoas. Por outra visão, são pessoas que não tem segurança nem tão pouco conceito formado de si mesmas. É gente que não acontece. Era como se o fracasso dependesse apenas do diretor.... e o sucesso uma questão pessoal do próprio individuo que tivesse envolvido no processo. A vaidade faz esse tipo de gente acreditar que o sucesso veio por causa dela e que o fracasso veio por causa do outro.
Continuamos nossos ensaios, a idéia do espetáculo não se findou nesse festival. O Daniel sempre que me encontra gosta de fazer alguma chacota com minhas peças. Eu dei o meu silêncio como resposta a ele, mas ele nunca entendeu. Até porque quem não compreende um olhar, segundo Mário Quintana, não entenderá uma longa explicação.