2008/03/06

Sem Licença para Amar - Estréia no Ibeu

A peça sucessora seria "SEM LICENÇA PARA AMAR" onde Ronaldo Reis tambem estava escalado, e entraria em cartaz no final de semana próximo a Saga Nordestina. Foi outro corre corre para que a peça não fosse adiada. Os obstáculos foram muitos, mas Antônio Marcelo estava disposto a continuar. "A minha paixão pelo teatro é indescritível. É claro que nesses anos todos, eu poderia ter rendido mais, ter feito mais, aprendido mais... o meio, as circunstâncias não cntribuiram muito nesse fator. Nunca se tinha dinheiro para nada, e a vaidade não permite muita gente trabalhar em um grupo pobre, sem espaço físico até mesmo para ensaios. Mas fizemos e demos, eu acredito, uma contribuição ao teatro na terra da luz" (Aqui há uma ironia).

No inicio o Grupo Quimeras de Teatro ensaiava na Tristão Gonçalves, no antigo comitê da Maria Luiza Fontenele e Rosa da Fonseca. Depois eles foram para o Chico Anisio, e em seguida para a Fundação Cultural de Fortaleza (FUNCET). A grande dificuldade ainda hoje é um espaço físico para ensaios.

Sem Licença para Amar sofre alterações, Jorge César substitui Ronaldo Reis, e algumas cenas passam por cortes, é tanto que para o autor a peça ainda não foi montada na integra.

Estréia 15 de novembro de 1997

Sinopse:
Baseado no livro "Eu, homossexual?! de Velazquez Alacoque. Relato em primeiro plano, os conflitos de Marcos que ainda na infância se apaixonara por seu melhor amigo - Fred. Tudo parecia tranquilo até o dia em que chegou a notícia que Fred estava voltando a sua cidade natal. Pedro, pai de Marcos, fica sabendo por uma lingua e outra, que seu filho e o amigo tiveram uma amizade fora do comum.
E para fugir de seus conflitos, Marcos embarca em um casamento sem amor. Porém antes desse ser consumado vem à tona a verdade, e Marcos é expulso de casa, onde escuta do pai da avó que precisa sentir vergonha da carne que o fez pecar. Ana, sua mãe, fez - se adepta dos recursos de um avestruz, enterra a cabeça na areia para não ver a realidade.
Após suas desilusões, Marcos socorre-se no seminário, onde reencontra Pe. Lúcio, e confessa a este seus desejos mais picantes... e vê nos olhos deste, seus arrependimentos para com o sacerdócio. Na noite seguinte é expulso por não ceder as servicias do Superior.
Passado o tempo, Marcos e Fred se reencontram onde tudo poderia acontecer em afronta aos valores gastos de uma sociedade ultrapassada.
No espetáculo há uma análise à sexualidade, o preconceito e à liberdade.

Elenco:
Antônio Marcelo - Marcos
Eldine Abreu - Amélia
Lenilce Alexandre - Ana
Fernando Xavier - Pedro
Patrícia Bastos - Ada
Cleilson de Souza - Superior
Jorge Cesar - Fred
Gleydson Costa - Fábio
Marcilene Aguiar - Carolina
Ricardo Martins - Clinton

Técnica:
Velazquez Alacoque (texto)
Antonio Marcelo (Sonoplastia e Direção)
Nilton Rodrigues (Iluminação)
Carlos Benevides(Iluminador inicial)
Wagner Souto(Assistente)
Augusto Braga(Operador de som)
Gean Carle (Operador de som inicial)
Geovanni Marsalles(Maquilador)
Genot Gomes(Maquilador)

Agradecimentos:
Marcelo Costa e Augusto Abreu
Part e Funcet

Apoio:
TEATRO DO CENTRO - IBEU