2009/06/04

O BECO PEÇA DE TEATRO IBEU

ANTES...

Fátima fugiu para a religião em busca de consolo para sua ferida exposta - o desamor. Estava desesperada, arrasada em conseguência do noivado que não vingou.

DURANTE...

Alimentou o sonho que o ex-noivo, Guimarães iria resgatá-la de seus tormentos; assim como a bela adormecida esperou por seu príncipe encantado cem anos. Ele veio?!

DEPOIS...

, e imaginando a vida das prostitutas que freuentavam " O Beco" na Leste Oeste, (O Beco foi uma danceteria que funcionou nos fins dos anos Setenta e início dos anos Oitenta) ela vislumbrou a ilusão. Provações no gume da navalha para malabaristas em corda bamba. O Sub mundo passou a ser para Fátima a nova fuga. Ela envolvida em mistério se divide entre o sacríficio que exige a fé e a "liberdade" que a noite anuncia. Enfrenta o perigo com a grandeza
de uma Joana D´arc; uma Tiêta do Agreste com a natureza mandando o corpo pedindo; ou ainda com a fragilidade de Gina (interpretada por Luiza curió, em Estranha Dama), na Leste Oeste a noite ( naquela época bem mais violenta e be mmais movimentada do ue hoje), com seus famosos frequentadores: marginais, ganguesters, travestis, prostitutas e curiosos que vinha da aldeota transitar entre o bem e o mal.

Ponto de interesse:
Na verdade, há nsta mulher, em Fátima, muito das grandes personagens que eu gostaria de ter criado. Como as três protagonistas da "TRILOGIA DO DESAMOR" (VERA - JOAN - CATARINA), pois todas elas lutam por usas causas e o desencontro persiste. Mas elas são exuberantes, sempre superioras. no final Fátima é vencida!

Ponto de interesse 2

O beco é lembrada por todo o elenco com saudade. Dez anos depois, o autor ainda recebe telefonemas e propostas do elenco para uma remontagem.

"Esta peça está em meus planos. quero montar um dia. Dando ao espetáculo o que ele realmente merece, mas a montagem foi bacana, a vontade que todos tinham para que desse certo, fez com que a gente vencesse nossas limitações, e principalmente a falta de estrutura financeira. Sim, eu tenho percepçao, e confesso que mesmo aqueles que nao conseguiram falar mal, ficaram em silêncio. Entre tropeções e outras coisas que puderam atrapalhar O Beco, eu o vejo: Um espetáculo cheio de força e entusiasmo. Como autor eu compreendo que fiz escrevi minhas melhores peças nesse periodo de 1997 a 2002. Reconheço esse periodo como a fase mais fertil.