2016/09/04

MEMÓRIAS DO DELTA - terceira cena

O Delta está igual. Nada mudou para ele, nem nele. Nem mesmo a vida dos nativos mudou. O sol, o pôr-do-sol possui o mesmo dourado, o vento possui o tempero úmido nessa hora da tarde. Lugar perfeito  para esquecer o mundo e sentir a vida.  Tem um senhor que vive aqui, nasceu aqui há muitos anos. Ele se tornou conhecido por todo o Vale do Rio Parnaíba porque come fogo. E esse é também o nome como ele é conhecido.  É incrível a memória dessa gente nativa. Quando me viu, me disse: - Tenha a impressão que já vi você, mas não pode, eu nunca sai daqui. E você nunca veio aqui.  Ele me falou sobre a lenda dos meninos do Delta. Não sabe ele que se referia a minha pessoa e a Lindonjonson. Quando soube meu nome, começou a rir, deixando sua boca escancarada, onde expunha os dentes caninos. Come fogo não tinha mais os dentes da frente, ele me disse que logo a noite, os pescadores iriam se acostar a beira da praia para comerem peixe... E ele com era de costume poderia mastigar brasas para eu ver. Eu já o havia visto fazendo isto. E é impressionante. Come fogo pega a brasa e coloca na boca. Bom, ao chegar, ele soube o meu nome e ficou rindo. Depois muito alegre me falou sobre a lenda. E disse que tinha uma fotografia dos meninos que passava de mãos em mãos. Rsrsrsrsrs. Ele me falou na beira da praia que eu era o segundo Temiscri que aparecia no Delta. O primeiro havia sido o da lenda. Ele não conseguia dizer Temístocles. Vamos lá, o nome correto: Te – mis – to – cles. Te – mis – to – cles.  Não conseguiu dizer e saiu correndo e rindo, e eu o perdi de vista no areial.  Antes de correr, ele me falou que Lindonjonson já apareceu por aqui. Tem um que todo ano vem aqui. Vem no mês de julho, sempre após o dia 16.  Estamos em julho, 14 de julho. Não acreditei muito nisso, essas pessoas que moram nas aldeias inventam histórias, fantasiam. Mas a lenda dos meninos existe.  Já vi em uma revista em uma reportagem sobre o  Delta. Come fogo disse que tem um homem chamado Lindonjonson que esteve aqui e ficou interessado na lenda. Come fogo volte aqui! Ele não voltou. A noite na aldeia, ele estava rindo a boca escancarada, quando de repente, se levanta, atiça o fogo, tira brasas e coloca na boca. Envolta da fogueira, um dos rapazes me mostra a fotografia. Eu e Lindonjonson... Oh, meu all star, a camiseta de Lindonjonson, a camiseta que ele usava nas aulas de educação física no colégio Oliveira Paiva. Uma lágrima encharcou meu olhar, mas não era tristeza, era felicidade. Eu vivi aquele passado.  A fotografia estava emplastificada. Eu lembro que havia um fotógrafo na Lagoa do Portinho, e nos fotografou dentro da canoa. E quando surgiu a lenda, a fotografia chegou à aldeia pelas mãos do próprio fotógrafo. Dizem que por essa foto dois homens brigaram na praia de Barra Grande. O dono da fotografia me disse que o homem que vem aqui todos os anos quis compra-la, mas ele não vendeu. Prefere ter a foto. Nenhum dele me reconheceu. O tempo deve ter mudado muito o meu rosto. Quando sorrio, agora, próximo aos meus olhos aparecem sinais do tempo. Mas, eu me acho por todos esses dias belo como nunca fui. Eu me libertei de alguma coisa que pesava sobre meus ombros. E esse vento, esse vento faz eu me redescobrir. A estaca que me aprisionou está quebrada. E esse lugar A Praia do Macapá ainda hoje consiste em um vilarejo de pescadores com a paisagem natural ainda intocada. Com é bom olhar para esse mar, no meio do nada e não ver estacas.  Olhar essa imensidão me deu vontade de mim mesmo, me deu vontade de ser outra vez um dos meninos do Delta. Onde eu havia esquecido de mim, eu me lembrei.


Nenhum comentário: